top of page

Ácido Hialurônico: você conhece esse biopolímero super versátil e todas suas possíveis aplicações?

  • lshimojo51
  • 30 de mai. de 2021
  • 2 min de leitura

O QUE É?

O ácido hialurônico é um polissacarídeo natural composto de repetidas unidades dissacarídicas de ácido D-glicurônico (GlcUA) e N-acetilglicosamina (GlcNAc) unidas alternadamente por ligações glicosídicas β-1,3 e β-1,4. Ele é naturalmente encontrado em nosso organismo, principalmente nos tecidos conjuntivos.



PARA QUE SERVE?

As funções e aplicações do ácido hialurônico nas áreas médico-farmacêutica estão associadas basicamente às suas propriedades biológicas favoráveis (biocompatibilidade e biodegradabilidade), características estruturais, e às possíveis modificações químicas do polímero, as quais determinam suas propriedades mecânicas, reológicas, de solubilidade, de hidratação e de reconhecimento celular específico.

Nos últimos anos, o ácido hialurônico tem ganhado diferentes aplicações que incluem:

  • o tratamento de doenças das articulações através da viscossuplementação (ortopedia);

  • o preenchimento dérmico para a suavização de rugas e linhas de expressão, correção de cicatrizes, aumento de volumes e harmonização facial (cirurgia plástica/ estética);

  • as cirurgias intraoculares, os lubrificantes em distúrbios da superfície ocular, a plástica ocular, o substituto vítreo e a terapia gênica ocular (oftalmologia);

  • a prevenção de adesão cirúrgica (ginecologia);

  • a obtenção de scaffolds para reparo de tecido ósseo, nervos e tecidos cerebrais, preenchimento de espaço, bem como para o delivery de células e regeneração muscular (engenharia de tecidos).

Além dessas, mais recentemente, o ácido hialurônico também tem sido utilizado como matrizes de cicatrização de feridas, como sistemas drug delivery para o tratamento do câncer, no reparo cardíaco após infarto do miocárdio e como microdispositivos para uma variedade de aplicações incluindo engenharia de tecidos, estudos biológicos fundamentais, diagnósticos e triagens de alto rendimento.

Além das inúmeras aplicações, o HA também pode ser usado em diferentes formas: hidrogéis, micro e nanopartículas, filmes, microagulhas, fibras, esponjas, membranas, tubos e outros.

O ácido hialurônico utilizado para essas aplicações é obtido principalmente de fermentação bacteriana. Entretanto, na forma livre na qual é obtido, ele se degrada rapidamente dentro do organismo humano, em cerca de 24 - 48h, devido à ação da hialuronidase, stress oxidativo e outros mecanismos endógenos. Além disso, o ácido hialurônico livre apresenta limitações nas suas propriedades mecânicas e químicas.


E COMO CONTORNAR AS LIMITAÇÕES DE APLICAÇÃO DO ÁCIDO HIALURÔNICO LIVRE ?

A necessidade de repetidas aplicações do ácido hialurônico livre tem direcionado os estudos para a utilização de derivados biocompatíveis visando prolongar sua estabilidade in vivo e melhorar suas propriedades mecânicas.

A molécula de ácido hialurônico apresenta quatro grupos funcionais que podem ser modificados quimicamente: carboxílico, hidroxílico, acetamida e o terminal reduzido do polímero. Além disso, as ligações glicosídicas também podem ser hidrolisadas para formar cadeias menores ou oligossacarídeos.

Duas estratégias têm sido empregadas para a modificação do ácido hialurônico: reticulação e/ ou adição de compostos na cadeia polimérica (adição de grupos pendentes). A reticulação é a estratégia mais usada, e modifica as propriedades físicas do ácido hialurônico pelo aumento do tamanho das moléculas devido à formação de uma rede reticulada. A adição de grupos ao ácido hialurônico modifica suas propriedades pela conjugação de cadeias hidrofílicas, por redução do caráter polianiônico ou pela modificação da agregação das cadeias.

Além disso, após modificação ou reticulação, o ácido hialurônico pode ser conjugado a diferentes moléculas como fármacos, proteínas, lipídeos, ácidos graxos, fosfolipídios e outros polímeros gerando estruturas que ampliam consideravelmente a gama de aplicação deste biopolímero, principalmente nas áreas médico-farmacêutica.

Quer saber mais sobre as possibilidades, aplicações, preparação e caracterização de produtos a base de ácido hialurônico?

Entre em contato conosco!

contato@cosnatech.com.br


 
 
 

Comentários


bottom of page