Você conhece as aplicações do ácido hialurônico em cosméticos?
- lshimojo51
- 14 de jun. de 2021
- 3 min de leitura
Nos últimos anos, tem-se visto uma proliferação de produtos cosméticos e de higiene pessoal contendo ácido hialurônico (HA). Ele está presente em quase todos os tipos de produtos: nas maquiagens, produtos para a pele que vão desde séruns até protetores solares, nos produtos para o tratamento dos cabelos e até mesmo em sabonetes e cremes dentais.
Com isso, as indústrias de matérias-primas cosméticas têm cada vez mais lançado no mercado mundial diferentes tipos de ácido hialurônicos que vão desde de ácido hialurônicos de diferentes massas molares até ácidos hialurônicos com cadeias modificadas. Cada um destes HA possui propriedades específicas que vão muito além da hidratação.
O HA é um componente natural da nossa pele, encontrado na derme e epiderme, representando cerca de um terço de toda a quantidade de HA que existe no corpo humano. Ele confere sustentação e lubrificação das camadas da pele, preenchendo e mantendo a pele sedosa e tonificada. Entretanto, uma boa parte de toda a quantidade de HA no corpo humano é decomposta e sintetizada diariamente e, com o processo de envelhecimento, essa produção de HA diminui, resultando em rigidez miofascial, envelhecimento da pele, ressecamento e rugas.
O HA presente nos produtos skin care é uma alternativa menos invasiva que os preenchedores dérmicos à base de HA. O HA tem uma alta capacidade de reter água (até 1000 vezes o seu peso em água), sendo capaz de capturar a água da atmosfera quando disponível ou atraindo água das camadas mais profundas da pele.

O HA de alta massa molar é capaz de promover hidratação imediata e prolongada através da formação de um filme protetor sobre a pele, impedindo a perda de água transepidermal.
Já os de baixíssima massa molar (até 10 kDa) são capazes de penetrar através do estrato córneo sendo responsável por uma hidratação profunda da pele. Além disso, são capazes de agir como antioxidante nos processos de stress oxidativo reduzindo os efeitos do envelhecimento. HA com tamanho das moléculas em torno de 5 nm, quando aplicado topicamente, é capaz de diminuir a profundidade das rugas em até 40% e aumentar a firmeza e elasticidade da pele em até 55%
Quando usado em produtos para os cuidados dos cabelos, o HA age nos fios conferindo uma hidratação prolongada, aspecto saudável, luminosidade e maciez. No couro cabeludo, a alta hidratação evita descamações e colaborando para proporcionar um ambiente favorável ao crescimento de cabelos mais saudáveis.
O hialuronato de hidroxipropilmônio, um derivado catiônico do HA, tem sido utilizado principalmente em produtos para o tratamento dos cabelos, uma vez que apresenta maior aderência às fibras capilares.
Além desses, o hialuronato de sódio acetilado (AcHA), conhecido como super HA, forma um filme hidroprotetor fortemente aderido sobre a superfície da pele, além de oferecer uma hidratação mais de duas vezes superior ao HA livre.
O HA hidrolisado (até 10 KDa) e o hialuronato de potássio, também têm sido usados em diversos produtos como umectante, principalmente em séruns de HA, pois garantem a hidratação interna através da penetração e drenagem da água do interior para a superfície.
Os benefícios do ácido hialurônico nos cuidados com a pele podem ser maximizados combinando seu efeito hidratante com outros ativos. No mercado existem uma infinidade de produtos à base de HA combinados com os mais diferentes ativos incluindo vitamina B5, vitamina C, ácido salicílico, aminoácidos, minerais ionizados entre outros.
Fique ligado nas nossas publicações para saber mais sobre as inúmeras possibilidades de aplicação do HA!!!



Comentários